Substituto

Na hora de escolher Senador, eleitor deve conhecer o suplente

Já não é novidade que um dos cargos que serão escolhidos nas eleições do dia 5 de outubro é para senador, porém, o que muitos eleitores não se atentam é quanto à importância dos escolhidos a suplentes do candidato.

Assim como quem concorre a governador ou presidente precisa apresentar seu candidato a vice, com registro formalizado junto aos Tribunais Regionais Eleitorais, os senadores precisam fazer o mesmo, mas indicando dois nomes que o substituirão em caso de ausência.

Ao contrário dos vices, que ainda têm espaço na propaganda eleitoral, os suplentes de senadores pouco aparecem em campanha, por isso, a orientação é que o eleitor conheça bem esses candidatos e seus históricos, assim como faz com o candidato titular.

“O eleitor precisa tentar buscar informações sobre eles. O que acontece é que muitas vezes quem acaba cumprindo o mandato é o suplente. No site do TRE temos todas as informações dos suplentes, assim como dos candidatos a senador, na sessão DivulgaCand”, explica Marden Machado, coordenador de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE).

O suplente pode assumir o posto do senador quando o titular se licencia independentemente do motivo, em caso de renúncia, cassação de mandato, falecimento. Se o primeiro suplente não puder assumir, também se licenciar ou enfrentar qualquer uma dessas situações, o segundo suplente assume a cadeira.

O Paraná tem três senadores eleitos, com direito a mandato de 8 anos. Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB), que estão na disputa pelo governo do estado, já têm suas cadeiras asseguradas por mais quatro anos. Já Álvaro Dias (PSDB) busca a reeleição e se licenciou do cargo, que está sendo ocupado por Wilson Matos (PSDB), reitor da Unicesumar (universidade particular de Maringá). Gleisi e Requião acumulam dupla função: candidatos ao governo estadual e senadores. Porém, não há obrigatoriedade de licenciamento do cargo nestes casos.

Paraná Online no Google PlusParaná Online no Facebook

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna