A mulher do juiz Sergio Moro, a advogada Rosângela Wolff Moro, publicou na madrugada deste sábado (3), em sua conta no Instagram, uma crítica à imprensa poucas horas após o jornal Folha de S.Paulo publicar uma reportagem afirmando que o seu marido recebe auxílio-moradia de R$ 4.377,73 mensais apesar de ter apartamento próprio em Curitiba, onde mora. “Imprensa… para o bem e para o mal. Separam o joio do trigo e publicam o joio”, escreveu Rosângela.
A postagem ainda traz uma foto de um cacho de bananas parcialmente embrulhado por um jornal cujo logotipo aparenta ser o da Folha de S.Paulo. Até as 16h30 deste domingo, a publicação tinha 1.274 curtidas e 1.584 comentários. Rosângela Moro tem 13,3 mil seguidores em sua conta no Instagram.
Embora a informação que Moro recebe auxílio-moradia tenha sido dada pela Folha de S.Paulo em primeira mão, toda a imprensa nacional repercutiu o assunto. O Supremo Tribunal Federal (STF) possivelmente julgará neste ano uma ação que questiona a legalidade do pagamento do auxílio-moradia para juízes. E o assunto tem sido tratado pelos jornais.
O juiz da Lava Jato em Curitiba não é o único da operação a receber o benefício. Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro, também recebe o auxílio tendo casa própria. O caso de Bretas provocou ainda mais polêmica que o de Moro porque ele recorreu à Justiça para receber o pagamento embora sua mulher, que também é juíza, igualmente ganhe o auxílio-moradia.
https://www.instagram.com/p/Bet9TkAFq7V/?hl=pt-br&taken-by=rosangelawmoro
A imprensa também mostrou que 26 ministros de cortes superiores – STJ (Superior Tribunal de Justiça), TST (Tribunal Superior do Trabalho) e STM (Superior Tribunal Militar) – também ganham o auxílio-moradia apesar de morarem em imóveis nos quais são proprietários.
Os juízes e as associações que os representam vêm afirmando que o pagamento é legal.