Na sequência do “Abril Vermelho”, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) ocupou hoje mais quatro agências do Banco do Brasil no interior de São Paulo. Foram invadidas, e desocupadas no mesmo dia, as agências de São José dos Campos, Sorocaba, Ilha Solteira e Andradina.
O movimento informou ter mobilizado cerca de 600 militantes nas ações. Em Sorocaba, 140 sem-terra chegaram em dois ônibus alugados e ocuparam, às 10h, a agência regional do banco, na região central da cidade. A Polícia Militar deslocou homens para acompanhar a mobilização. O atendimento bancário ficou prejudicado.
De acordo com Joaquim Modesto da Silva, da coordenação estadual, o movimento reivindica a anistia das dívidas dos assentados e a abertura de novas linhas de crédito para financiar a produção nos lotes. Também quer mais rapidez na reforma agrária, com a destinação de áreas já consideradas improdutivas para assentamentos.
Ontem havia sido invadida a agência do Banco do Brasil em Teodoro Sampaio. No Pontal do Paranapanema, a chegada de novas famílias engrossou os acampamentos montados pelo MST em Marabá Paulista e Sandovalina.
É esperada uma intensificação nas ações amanhã, quando o movimento lembra o aniversário do massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em abril de 1996, quando 19 sem-terra foram mortos em confronto com a Polícia Militar.