MPE pede para a polícia investigar a SL

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que a empresa SL Consultoria e Pesquisa Ltda. seja investigada pela Polícia Federal por suspeita de ser ?uma empresa de fachada?. Segundo a procuradora eleitoral auxiliar Antonia Lélia Neves Sanches, ?existem fortes indícios de irregularidades envolvendo a empresa?.

O MPE fez a solicitação após analisar a representação da coligação do candidato ao governo Osmar Dias (PDT), que pediu a impugnação de uma pesquisa da empresa. Porém, o levantamento foi liberado para divulgação ainda na semana passada. A Justiça Eleitoral publicou ontem a decisão que extinguiu o processo de impugnação, mas manteve o pedido do MPE, a fim de que seja instaurado procedimento investigatório.

Segundo a procuradora, o fato da SL ?apontar endereço inexistente como se fosse de sua sede, ?e não contestar o fato?, é mais do que suficiente para levantar sérias dúvidas acerca da credibilidade da empresa, o que deve ser devidamente apurado pela autoridade policial competente?. A procuradora questiona também aspectos da metodologia empregada, como não considerar o nível econômico dos entrevistados.

O gerente administrativo da SL, Bruno Ricardo de Souza Lopes, rebateu os argumentos do MPE, dizendo que a empresa começou a prestar serviços na área de pesquisa em 2002, tendo atendido clientes em todas as áreas. Lopes afirma que desde janeiro deste ano a SL encontra-se na Av. Visconde de Nácar n.º 865, conjunto 403, e que esse endereço foi apresentado ao TRE no registro da pesquisa.

Segundo ele, a empresa possui vários partidos políticos como clientes, entre eles o PMDB e o PSDB, e a metodologia usada é semelhante à do Ibope, a fim de representar todo o eleitorado do Estado. ?Tanto não há problemas na metodologia que os resultados que apontam o governador Roberto Requião (PMDB) sendo reeleito no primeiro turno são parecidos nas duas pesquisas?, diz.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo