A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, em parceria com o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União, lançou ontem em Curitiba a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”.
A iniciativa, que tem como proposta conscientizar a comunidade sobre a importância da construção de uma sociedade melhor a partir da conduta do cidadão comum, nasceu em 2004 com o Ministério Público de Santa Catarina e se estendeu para outros estados. A proposta é que a campanha seja permanente, e que atinja todos os segmentos da sociedade.
Durante o lançamento foram apresentadas iniciativas que estão sendo desenvolvidas no Paraná e que tem o objetivo de combater a corrupção. Um dos exemplos é o Movimento Pé-Vermelho Mãos Limpas, de Londrina, que surgiu em 2000, e mobilizou a sociedade civil provocando a Justiça a intervir contra vários políticos acusados de improbidade administrativa.
Um dos coordenadores da campanha no Paraná, promotor Mateus Eduardo Bertoncini destacou que a iniciativa não pretende ser só repressiva, mas também preventiva, “quando desperta na sociedade a cultura da honestidade no sentido de construir um País melhor”.
Segundo ele, a proposta é fomentar na sociedade civil a importância de uma conduta ética, desde atos mais simples que envolvem, por exemplo, o meio ambiente e o respeito aos pedestres, até uma postura mais combativa frente à corrupção. Para Bertoncini a sociedade pode ainda não ter consciência da importância do seu papel de forma integral nesse processo, mas sabe que tem força para isso.