MP denuncia prefeito de Tapejara e o seu vice

O Ministério Público estadual encaminhou ao Tribunal de Justiça denúncia contra Kazuhiro Tominaga, prefeito de Tapejara, e Alfredo Martins Rodrigues, vice-prefeito do município. Comissão Parlamentar instalada na Câmara de vereadores apurou que os dois elaboraram ” em conluio um plano e passaram a executa-lo à partir de 2001″, procedendo a contratação de apadrinhados políticos para o desempenho de funções e atividades inerentes a funcionários públicos municipais, sem qualquer formalidade legal.

Como essas pessoas não constavam dos registros municipais, não havia meio de realizar seus pagamentos e respectivos lançamentos contábeis. Os denunciados passaram então a reter parte do pagamento dos funcionários ocupantes de cargos de provimento em comissão, formando um caixa 2 através do qual remuneravam as pessoas contratadas ao arrepio das disposições legais, manipulando irregularmente verbas públicas em prejuízo do erário.

A denúncia relata ainda que como só esta fonte de custeio não era suficiente, em alguns casos os pagamentos eram complementados com a entrega de ordens ou autorizações para aquisição de mercadorias no comércio em favor desses ” contratados” por conta do município, caracterizando desvio de verbas públicas municipais em proveito de terceiros, por ordem do prefeito e seu vice.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo