Morte de Ruth Cardoso faz Congresso cancelar sessão

O Congresso decidiu cancelar a sessão solene que seria realizada na manhã de hoje, para celebração dos 20 anos de fundação do PSDB, em homenagem à ex-primeira-dama Ruth Cardoso, falecida na noite desta terça-feira (24) em São Paulo, segundo informações da Agência Senado. A antropóloga sofreu um enfarte fulminante. Ela tinha 77 anos.

Nascida em Araraquara, interior de São Paulo, Ruth Cardoso foi um dos primeiros acadêmicos brasileiros a perceber a emergência dos movimentos sociais que abrigavam diversidades – como os feministas, étnico-raciais e de orientação sexual, aos quais ela batizou de ?novos movimentos sociais?. Ela e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se conheceram na Universidade de São Paulo (USP) e se casaram em 1953.

Em meados da década de 50, ela estudou a imigração japonesa para São Paulo e a transformou em tese universitária. Ainda na fase de transição para a montagem do governo FHC, concebeu a criação do programa Comunidade Solidária. Era doutora pela USP e pós-doutora pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Presidiu o conselho assessor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre Mulher e Desenvolvimento e integrou a junta diretiva da Comissão da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre as Dimensões Sociais da Globalização.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo