Morreu na madrugada desta quinta-feira o prefeito cassado de Uraí, Região Norte do Paraná, Susumo Itimura (PSDB). Conhecido por ser o prefeito mais velho já eleito no Brasil, aos 90 anos, em 2008, Itimura estava há 15 dias internado no Hospital do Coração de Londrina.
Em nota, o hospital informou que o ex-prefeito foi internado no dia 15 de setembro com fibrose pulmonar e insuficiência cardíaca. Em razão da idade, 93 anos, o quadro evoluiu para insuficiência renal e pneumonia. Itimura estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O corpo foi levado para Uraí, onde será velado e sepultado.
Itimura teve o mandato cassado pela Câmara de Vereadores da cidade no dia 22 de junho. Ele era acusado de ter pagado R$ 44 mil para uma empresa de informática que nunca prestou serviços à Prefeitura. A denúncia também embasou dois processos na Justiça.
Japonês de nascimento, Susumo chegou ao Brasil com um ano de idade. Em 1938 chegou com a família a Uraí, onde trabalhou sempre como produtor rural, dedicando-se ao cultivo de rami, soja e café, com o que construiu um patrimônio de R$ 55 milhões, em mais de quatro mil alqueires de terras, segundo sua declaração ao Tribunal Regional Eleitoral.
Foi prefeito da cidade em cinco oportunidades. A primeira, em 1963. Foi eleito, também em 1972, 1996, 2004 e reeleito em 2008, quando ganhou o título de prefeito mais velho do Brasil.