“Uma perda inestimável para os consumidores, não só do Paraná, mas de todo o Brasil.” Estas foram as palavras do coordenador do Procon-PR, Algaci Túlio, lamentando a morte de Nelson Faria Lins d?Abuquerque, ocorrida na última segunda-feira, dia 3, em Curitiba, em consequencia de um infarto.
Nelson Lins tinha 53 anos e nasceu em Curitiba. Atualmente respondia pela diretoria técnica de Procon-PR. Sendo um profundo conhecedor e defensor dos direitos do consumidor, o paranaense teve reconhecimento nacional e foi chamado para a diretoria do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, em 1995. Lá permaneceu até 2000, quando passou a integrar a Embratur – Empresa Brasileira de Turismo.
São da sua gestão à frente do DPDC inúmeros atos que beneficiaram consumidores, como o termo de ajustamento de conduta com as administradoras de cartões de crédito, quanto à questão da remessa de cartão não solicitado, e a rotulagem de produtos geneticamente modificados, entre tantos outros assuntos.
Nos dois meses de atuação no Procon-PR, Nelson estava desenvolvendo projetos de reequipamento do órgão, ampliação do quadro funcional, visando melhor atender o consumidor; e a realização do Mutirão de Audiências, que acontecerá entre os dias 11 e 14 de março, com o objetivo de finalizar cerca de 2 mil processos pendentes de conciliação.