O ex-reitor da Universidade Federal do Paraná Carlos Augusto Moreira Júnior venceu por larga vantagem a convenção do PMDB de domingo, 15, mas não terá a participação integral do partido na campanha.
Os deputados estaduais Reinhold Stephanes Junior e Mauro Moraes disseram ontem, 16, que não irão trabalhar em favor de Moreira nesta campanha eleitoral.
Júnior apoiou o deputado federal Rocha Loures e Moraes não participou da votação, em que Moreira obteve 84 votos contra dezesseis do adversário.
?Não faço campanha de jeito nenhum. Estamos prestes a fazer um fiasco na eleição de Curitiba?, disse Moraes, comentando que a vitória de Moreira facilita a reeleição do prefeito Beto Richa (PSDB). ?Tem tudo para o Beto vencer a eleição no primeiro turno?, disse Moraes.
Ele negou que vá apoiar o prefeito tucano, mas destacou que o vereador Beto Moraes (PSDB), seu aliado político, estará empenhado em trabalhar pela reeleição de Beto. ?Eu não posso participar do palanque do Beto. Mas o Beto Moraes vai entrar com tudo na campanha?, disse.
Foto: Lucimar do Carmo |
Kielse: pode ser vice. |
Stephanes Júnior disse que estará ausente da campanha de Moreira porque não acredita na candidatura do reitor. ?O único beneficiado com essa candidatura é o Beto Richa, que tirou todo mundo do páreo, o Ney Leprevost, o Osmar Bertoldi e o Rubens Bueno. Ele limpou a área?, provocou Junior.
Ele disse que ficará fora da campanha porque as decisões do partido sobre a sucessão municipal foram centralizadas. ?O partido tinha que envolver e dar espaço para as pessoas. Não fez?, disse.
Mesmo o apoio do governador Roberto Requião (PMDB) a Moreira não é visto por Junior como suficiente para impulsionar a candidatura peemedebista na disputa.
?A transferência de votos é muito pequena. Depois, o grupo do governador é muito ruim. Doático, Romanelli. Não tem como?, atacou o deputado estadual peemedebista, referindo-se a desafetos internos como o líder do governo, Luiz Claudio Romanelli, e o presidente municipal do PMDB, Doático Santos. E continuou: ?Mas tem gente boa também.
Foto: Daniel Derevecki |
Moreira: vitória folgada. |
O peleguinho é gente boa?, afirmou Stephanes Junior, aludindo a um apelido que deu ao deputado estadual e presidente do Conselho Político do PMDB, Alexandre Curi, que tenta conciliar as duas alas.
Questionado sobre as posições de Moraes e Júnior, Curi disse que são posições pessoais e que cabe a Doático tomar providências para recompor a unidade do partido.
Ontem, o deputado estadual Cleiton Quielse era o mais novo nome apontado para ser o candidato a vice-prefeito na chapa de Moreira.
Mas o PMDB ainda não desistiu de chamar o deputado Carlos Simões para compor a chapa. O deputado do PR disse que tem convites do PT e também do PSDB para uma composição. Mas que a posição do PR será anunciada na próxima quinta-feira, 19, após uma reunião da executiva estadual.