O peemedebista Carlos Moreira foi o primeiro candidato à Prefeitura de Curitiba a divulgar os nomes de seus doadores de campanha. Está no site do candidato, desde ontem, a lista com 75 nomes de pessoas físicas e jurídicas responsáveis pelos quase R$ 1 milhão arrecadados pela campanha do ex-reitor da Universidade Federal do Paraná. A coordenação da campanha de Moreira não divulgou, no entanto, o montante doado por cada um dos colaboradores.
Entre os doadores, empresas curitibanas como a Corujão Comércio de Automóveis Ltda., o Hospital de Olhos do Paraná (do qual Moreira é sócio) e Organização Educacional Expoente; grandes empresas nacionais, como o Banco Itaú, a Companhia de Cimento Itambé e a Gerdau Comercial de Aços; e diversas pessoas físicas simpatizantes ou com participação direta na campanha, como o procurador-geral do estado, Carlos Marés, o presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Rubens Ghilardi, e o secretário estadual de Meio Ambiente e coordenador da campanha de Moreira, Raska Rodrigues.
Moreira, classificou a divulgação dos nomes dos doadores como um grande exemplo de transparência e um diferencial em relação às demais campanhas. “Nossa campanha é ética e transparente, assim como será a administração do PMDB em Curitiba. Enquanto nós divulgamos a lista de doadores, o atual prefeito mantém fechada as várias caixas-pretas de sua gestão, escondendo como gasta o dinheiro do contribuinte”, provocou Moreira. O candidato Fábio Camargo (PTB) declarou que pretende divulgar os nomes de seus doadores, mas que só o fará quando seus adversários também fizerem.