Apontado como o nome predileto do governador Roberto Requião para a eleição de 2008 em Curitiba, o reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Augusto Moreira Junior, começou ontem a busca de apoios no PMDB à sua intenção de concorrer à prefeitura.
Moreira fez uma visita ao novo presidente estadual do PMDB, deputado estadual Waldyr Pugliesi, e almoçou com os deputados Luiz Claudio Romanelli, Bete Pavin e Artagão de Matos Junior. Na próxima semana, Moreira já tem agendados encontros com os deputados Alexandre Curi e Reinhold Stephanes Junior.
Eleito anteontem à noite para terminar o mandato de Renato Adur, que renunciou ao cargo, Pugliesi disse que o reitor demonstrou ?muita vontade? de ser candidato. ?Achei muito boa essa visita porque para ser o candidato a prefeito, primeiro é preciso querer e ter muita determinação. Gostaria de ver essa disposição em todos os candidatos?, comentou.
Mistura
Para o líder do governo na Assembléia Legislativa e vice-presidente estadual do PMDB, Luiz Claudio Romanelli, o reitor é um bom quadro e seu discurso lembra o de dois ex-candidatos que já foram muito bem votados em Curitiba: o ex-candidato à presidência da República Afif Domingues e o atual presidente estadual do PPS, Rubens Bueno, que concorreu à prefeitura de Curitiba em 2004.
Romanelli disse que Moreira tem o perfil que atrai o eleitor de classe média em Curitiba. ?Se somarmos esse perfil com a estrutura partidária do PMDB e o apoio que o candidato terá do governador Roberto Requião, o partido estará na parada e é uma boa candidatura?, afirmou. O líder do governo disse, entretanto, que antes de chegar a uma escolha final, o partido terá de fazer um debate prolongado.
O fato de Moreira ser um nome quase desconhecido do eleitor não é visto como obstáculo à candidatura do reitor por Romanelli. Ele acha que o apoio de cabos eleitorais muito populares em Curitiba, como o deputado federal Marcelo Almeida, o deputado estadual Mauro Moraes e o presidente da Cohapar, Rafael Greca suprem essa desvantagem. Os nomes citados são também pré-candidatos. Para Romanelli, o caminho da vitória para o PMDB passa pelo apoio dos demais pré-candidatos ao indicado pelo partido.
Eleição
No dia 25 de novembro, assim como em outras cidades, o PMDB realiza convenção para renovar o diretório municipal de Curitiba. O atual presidente, Doático Santos, é candidato à reeleição. O partido começou a compor a chapa para o diretório. Os primeiros nomes incluídos foram os do governador e do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.