Arquivo / O Estado |
Vargas: moderados continuam no controle. |
Só hoje à tarde deve ser conhecido o resultado final do PED – Processo de Eleições Diretas do PT no Paraná. De acordo com a apuração parcial, o candidato do Campo Majoritário, deputado estadual André Vargas, leva ampla vantagem sobre os demais concorrentes. Somados 124 dos 342 municípios onde o partido está organizado, ele tinha, ontem à tarde, 63%, contra 15% do deputado Dr. Rosinha, 12% do ex-prefeito de Maringá João Ivo Caleffi, 8% do deputado Tadeu Veneri, e 1% do vereador Adherbal Mello e do professor Cafu.
Callefi, que acompanha a divulgação dos boletins em Maringá, ainda acredita numa mudança do quadro, capaz de garantir segundo turno tanto para o diretório estadual quanto para o nacional: "Os números que temos até agora correspondem a menos da metade dos municípios onde estamos organizados, e incluem os centros maiores, onde o Campo Majoritário está melhor estruturado. Acredito que à medida em que forem checados os votos do interior, a oposição crescerá", previu. Para o diretório nacional, o mais votado no Paraná era Ricardo Berzoini, com 55%.
Em Curitiba
Quarto colocado no quadro estadual, o deputado Tadeu Veneri fez 397 votos em Curitiba, seu principal reduto eleitoral. Os números equivalem a 30% do total dos votos na cidade e deram a Veneri o segundo lugar na capital. Veneri venceu em três das nove zonais.
Em Curitiba, o mais votado foi o atual presidente do diretório regional, deputado André Vargas, com 485 votos. O deputado federal Dr. Rosinha ficou com a terceira posição, com 287 votos, seguido pelo vereador de Cascavel, Adherbal Mello, que obteve 67 votos. O professor Cafuringa somou 44 votos. O ex-prefeito de Maringá João Ivo Caleffi fez 40 votos.
Na eleição para o diretório municipal de Curitiba, o ex-vereador Adenival Gomes irá disputar o segundo turno com o ex-vereador Pedro Paulo. Gomes ficou com 418 votos e Pedro Paulo com 344 votos. A apuração já foi concluída e haverá segundo turno, no dia 9 de outubro.
Nacional
Assim como Veneri, o ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio foi o segundo mais votado em Curitiba, com 349, o correspondente a 26% do total para a presidência nacional do PT. Ricardo Berzoini obteve 517 votos. Maria do Rosário fez 228 votos, seguida por Raul Pont com 205 votos, Markus Sokol com 26 votos, Walter Pomar com 11 votos e Gegê com 6 votos.
Só após o final da contagem dos votos os candidatos devem fazer um balanço do processo. Mas mesmo diante da possibilidade de vitória do Campo Majoritário, a esquerda petista não pensa em abandonar a legenda: "Nosso desejo é ficar e recuperar o PT", afirma o ex-prefeito de Maringá.