O secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, recebeu ontem uma comissão do Estado de Goiás – o secretário da Infra-Estrutura, Carlos Maranhão; o diretor-financeiro da Agência de Fomento, Nelson Guzzo, e a coordenadora-geral de estudos regionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Maria Cristina Mac Dowell.

O interesse do grupo era conhecer a forma operacional dos financiamentos às obras de infra-estrutura urbana e institucional aos municípios do Paraná, realizados por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano/Paranacidade, citada como referência pelo Banco Mundial e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O grupo goiano conheceu a Política de Desenvolvimento Urbano e Regional para o Estado (PDU), o programa de capacitação dos agentes municipais e o arranjo institucional da Secretaria do Desenvolvimento Urbano/Paranacidade junto à Agência de Fomento, apresentado pela diretora de Operações Miryan Kravchychyn e pelo diretor-presidente da Agência de Fomento do Paraná, Antonio Rycheta Arten.

Para Adur, a visita abre uma possibilidade de intercâmbio técnico e de fechamento de convênios para consultoria entre as secretarias. “Além disso, é uma boa oportunidade de expor e vender a tecnologia desenvolvida pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano/Paranacidade a outros estados, gerando uma nova fonte de receita.”

O grupo levará o modelo ao conhecimento do governador Marconi Perillo. Aprovada, uma parceria de cooperação técnica será proposta para a adoção do modelo paranaense no Estado de Goiás.

continua após a publicidade

continua após a publicidade