Ministério Público vota hoje

Acontece hoje a eleição dos candidatos que farão parte da lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça. São sete os membros do Ministério Público Estadual (MP) que concorrem ao cargo: os procuradores de Justiça Arion Rolim Pereira, Lineu Walter Kirchner, Munir Gazal, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Yedo de Faria Pinto Neto e o atual procurador-geral Milton Riquelme de Macedo, que tenta a recondução, além do promotor de Justiça Fuad Chafic Abi Faraj.

Os nomes dos três mais votados deverão ser conhecidos ainda hoje, uma vez que a Comissão Eleitoral espera terminar a apuração por volta das 19h30. Após a divulgação do resultado, a lista vai ser encaminhada para o governador do Estado, Roberto Requião, que irá decidir qual candidato deverá ser nomeado para a próxima gestão, que tem a duração de dois anos. O governador tem o prazo de quinze dias para enviar sua escolha para ser aprovada na Assembléia Legislativa. Esse sistema foi instituído pela Constituição Federal de 1988. Antes, o governador escolhia livremente o chefe do MP, não havendo consulta dos membros da instituição.

Deverão votar 80 procuradores e 476 promotores de Justiça de todo o Estado. Pela primeira vez, a eleição para procurador-geral irá utilizar urna eletrônica, cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral. Aqueles que trabalham no interior irão votar em cédulas encaminhadas pelo Correio.

Em 2004, Riquelme de Macedo foi o segundo mais votado, quando concorreu com Maria Tereza Uille Gomes, que tentava a reeleição. Na lista enviada pelo MP ao governador, apareciam somente esses dois nomes. Isso não agradou ao governador, que ameaçou devolver a lista, mas, acabou optando por nomear o segundo colocado. Segundo o MP, Roberto Requião nomeou o segundo colocado também em 1992, quando fez sua primeira gestão no governo, empossando Luiz Carlos Delázari.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo