O Ministério do Esporte informou que, após avaliação de técnicos, foi constatado que a invasão dos hackers ao site do órgão não afetou a rede interna. Dessa forma, não foram roubados usuários, senhas e dados sobre repasses de verbas aos Estados.
No fim da tarde desta sexta-feira (24), o site voltou a ficar indisponível. Segundo nota da Pasta, o portal foi retirado do ar como procedimento padrão para varredura nos sistemas internos.
Durante esse período, o acesso aos sistemas do ministério ficou bloqueado. Ainda de acordo com a nota, supostos dados de verbas do ministério divulgadas pelos hackers não estão disponíveis no site.
A Polícia Federal (PF) anunciou que investiga os ataques a sites de ministérios e órgãos do governo ocorridos nesta semana. A PF, no entanto, não deu detalhes sobre suspeitos, prazos ou se adotará alguma estratégia específica para descobrir os autores do maior ataque virtual a portais do governo já registrado no País.
Hoje, o alvo dos hackers foram os sites do Ministério da Cultura e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que chegaram a ficar fora do ar. Após uma varredura no sistema, o IBGE afirmou que nenhuma informação foi acessada em sua base de dados.