O deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR) é o novo presidente da Frente Parlamentar de Agricultura. A posse ocorreu na tarde de quarta-feira, durante a realização do seminário "Grito do Campo, Alerta a Nação", promovido pelas comissões de Agricultura da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Na oportunidade o até então presidente Dilceu Sperafico (PP-PR) informou que, de acordo com a eleição interna dos parlamentares integrantes da Frente, foi definido que o deputado federal Moacir Micheletto assumiria o mandato de presidente da Frente em sua substituição, para continuar os trabalhos e as negociações que a Frente Parlamentar tem desenvolvido junto ao governo federal. "O frente é um organismo ativo que luta para garantir que sejam respeitados os interesses do agronegócio brasileiro", disse o deputado.
O novo presidente da Frente Parlamentar da Agricultura disse que há pelo menos atualmente três grandes projetos na pauta de discussões no Congresso, de interesse do setor. Segundo o parlamentar, que também ocupa a vice-presidência da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), os temas mais urgentes e passíveis de definição são: 1) resolução da situação atual do endividamento em que o setor agrícola encontra; 2) criação de mais linhas de créditos para apoiar a produtividade e 3) tornar mais flexível a legislação ambiental, que atualmente é um fator de inibição para os produtores rurais.
Após assumir a presidência da Frente Parlamentar, Micheletto anunciou que irá trabalhar em conjunto com os deputados Odacir Zonta (PP-SC), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, e Ronaldo Caiado (PFL-GO), presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, para conseguir resolver essas três principais questões.