Nova solução

Mesa anuncia que vai dar uma nova chance aos servidores sem função

O presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB), anunciou nesta terça-feira que a Mesa Executiva decidiu dar mais uma chance para os servidores sem função definida, antes de mandá-los para casa, com salário reduzido. Até a próxima segunda-feira, 30, os 54 deputados estaduais poderão requisitar um servidor para prestar serviços em seus gabinetes ou ainda em alguma das 25 comissões permanentes da Casa.

Foi uma saída negociada por Rossoni, o 1º secretário, Plauto Miró Guimarães Filho (DEM), e o 2º secretário, Reni Pereira (PSB). O deputado poderá pedir a disposição do servidor para o seu gabinete, sem ter que arcar com os custos de seu salário. O servidor continuará sendo pago pela administração da Casa, informou o presidente da Assembleia.

O ato regulamentando o destino dos servidores, que ficaram sem lotação depois da reestruturação de pessoal, será baixado somente no dia 31. A nova solução surgiu depois da resistência do 2º secretário em assinar o ato que cortaria os salários dos que se recusam a ir trabalhar em órgãos do Executivo. Pereira tinha dúvidas sobre a legalidade da redução salarial. As secretarias de Justiça e do Trabalho ofereceram vagas para os funcionários do Legislativo, mas apenas cinco aceitaram.

Aval

Rossoni disse que os líderes dos partidos aprovaram a proposta, que será detalhada na próxima semana. “Estamos há mais de sessenta dias com esse impasse. Agora é a última medida que será adotada para concluirmos mais esta etapa da reforma administrativa”, disse Rossoni. “Cabe agora a esses servidores ganhar por competência o espaço nos gabinetes e comissões”, completou.

Mas Rossoni avisou que na presidência não irá abrigar nenhum dos servidores sem função. De acordo com o tucano, a líder da bancada do PT, Luciana Rafagnin, e o líder da oposição, Enio Verri, também já avisaram que não aceitarão nomeados da administração em seus gabinetes. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna