Com 2,4 minutos a menos que o tucano Geraldo Alckmin, seu principal adversário, o candidato petista ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, abocanhou parte do tempo destinado à disputa para deputado federal no horário eleitoral gratuito. Nas inserções de TV levadas ao ar ontem, Mercadante pede votos ao PT, prática permitida pela legislação eleitoral.

continua após a publicidade

Porém, logo em seguida à fala do candidato petista, um vídeo dispara críticas ao aumento de praças de cobrança e do preço dos pedágios em São Paulo. O tema é uma das bandeiras da campanha de Mercadante, repetido à exaustão em seus discursos. A propaganda começa com a fala de uma apresentadora: “O Brasil avançou e São Paulo podia acompanhar”, diz, em mais uma referência à gestão do PSDB no Estado.

O mesmo formato se repetirá hoje no horário destinado à disputa para deputado estadual. No total, Mercadante adiciona pelo menos 3 minutos ao tempo de TV. Somados aos 4,16 minutos que tem no horário reservado à campanha estadual, totaliza 7,16 minutos – mais do que os 6,56 minutos de Alckmin.

“Os deputados estaduais cederam tempo. Naturalmente, nós aproveitamos para marcar a imagem de Mercadante, mas ele aparece pedindo votos ao PT”, diz o coordenador da campanha do petista, Emídio de Souza. A estratégia, segundo ele, é atrair mais votos na legenda, além de aumentar a exposição do candidato na TV. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

continua após a publicidade