Mercadante e Marta lançarão pré-candidaturas em abril

Com a desistência do senador Eduardo Suplicy (PT) da candidatura ao governo de São Paulo, o Partido dos Trabalhadores definiu, para a segunda quinzena de abril, o lançamento da pré-candidatura do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) à sucessão no Estado, bem como da ex-prefeita de São Paulo e ex-ministra do Turismo Marta Suplicy ao Senado. Segundo o presidente estadual do PT, Edinho Silva, o encontro do partido para o anúncio das candidaturas marcará ainda a divulgação das diretrizes do programa de governo, a definição da tática eleitoral e a autorização para o PT fechar coligações em São Paulo.

Edinho elogiou a posição de Suplicy de desistir da disputa ao governo em prol de Mercadante, mesmo após a pesquisa Datafolha, divulgada hoje, apontá-lo com um melhor desempenho em relação ao colega de Senado na corrida ao governo. “Foi um gesto de quem reconhece a unidade do PT paulista e uma postura muito elogiada pela Executiva do partido”, afirmou Edinho.

O presidente Estadual do PT afirmou também que os nomes dos candidatos a vice-governador e a outra vaga ao Senado sairão das coligações. Ele não cita nomes, mas para vice, o do prefeito de Indaiatuba (SP), ex-deputado federal Reinaldo Nogueira (PDT), é o favorito, o que daria a ele apenas esta semana para renunciar ao cargo. Já para o Senado, o PCdoB deve apresentar o vereador e apresentador Netinho de Paula.

Além do PDT e do PCdoB, o PT já fechou acordos para uma futura coligação com PR, PRB e PPL, partido recém-fundado, com registro em São Paulo. O PT negocia ainda com PTdoB, PRP, PTC, PTN e PSL. Já com relação ao PSB, que foi cotado até para encabeçar a chapa de oposição no Estado, as negociações ficaram complicadas após o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) fazer críticas ao PT e ainda com o fato de o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, considerar sua candidatura ao governo irrevogável.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna