O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, nomeou ontem o ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Carlos Nobre para a Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do ministério. Além de Nobre, o novo ministro, que assumiu a pasta no início da semana, definiu outros dois nomes técnicos.
Carlos Nobre é considerado um dos maiores especialistas mundiais sobre clima. É membro do Painel do Clima das Nações Unidas (IPCC, na sigla em inglês). Integra também o Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP). Nobre assume no lugar de Luiz Antonio Barreto de Castro.
O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antônio Raupp, foi convidado para assumir a presidência da Agência Espacial Brasileira (AEB), no lugar de Carlos Ganem, que comandou o programa espacial brasileiro nos últimos quatro anos. Ele afirmou, por meio de sua assessoria, que está analisando o convite.
Para a Secretaria de Política de Informática, Mercadante nomeou Virgílio Almeida, do Centro de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Uma de suas tarefas será realizar a integração das redes informatizadas do governo e dos principais centros de inovação tecnológica. Virgílio assume no lugar de Augusto César Gadelha Vieira. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.