O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, recebeu em seu gabinete, na manhã de hoje, uma comissão de trabalhadores sem-terra da Via Campesina. O ministro ganhou uma cesta de frutas e vestiu o boné da organização. Segundo a assessoria do Ministério, as lideranças apresentaram alguns dos problemas que afligem os pequenos produtores rurais e entregaram ao ministro uma pauta de demandas.

continua após a publicidade

A agenda dos trabalhadores sem-terra inclui o fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), maior apoio do Ministério ao cooperativismo e estruturação de uma política de pesquisa e transferência de tecnologia da Embrapa para a agricultura camponesa e assentamentos. Mendes Ribeiro garantiu que analisará os pedidos ponto a ponto.

No site do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), o coordenador da entidade diz que “vestir o boné da Via Campesina foi um gesto importante”. “Esperamos que o ministro Mendes Ribeiro possa dar respostas concretas à nossa pauta, para que possamos desenvolver os assentamentos e produzir mais alimentos”.

Cerca de mil camponeses da Via Campesina estão acampados em Brasília desde segunda-feira, 22, no estacionamento do ginásio Nilson Nelson. Após pressionar o governo por meio da ocupação do Ministério da Fazenda, a Via Campesina realizou audiências hoje em quatro ministérios.

continua após a publicidade