politica

MDB e PP formam novo blocão na Câmara e garantem presidência da CMO

Partidos da base aliada com as maiores bancadas na Câmara dos Deputados, MDB e PP formalizaram nessa terça-feira, 27, a criação de um novo bloco parlamentar na Casa. Formado por dez partidos, o novo grupo terá a maior bancada da Casa, com 232 parlamentares, superando blocão de 201 deputados criado na semana passada pelo PR e outras 10 legendas.

Com o novo grupo, o MDB deve garantir presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, para a qual pretende indicar o deputado Daniel Vilella (GO). Com isso, o partido desbancou o PR, que articulou o blocão de 201 deputados na tentativa de garantir o comando do colegiado para a sigla, que indicaria o deputado Milton Monti (SP) para o posto.

Além de MDB e PP, o novo blocão é formado por DEM, PSC e até por partidos da oposição, como PSB, PDT, PC do B, PEN, Podemos e PHS. O grupo será liderado pelo deputado Arthur Lira (AL), líder do PP na Câmara. O bloco do PR, por sua vez, é formado por PSDB, PSD, PRB, PTB, SD, PPS, PV, PROS, PSL e PRP e liderado pelo líder do próprio PR, deputado José Rocha (BA).

A CMO é formada tanto por deputados quanto por senadores, que se revezam todos os anos entre a presidência da comissão e a relatoria do Orçamento. No ano passado, o comando do colegiado ficou com o Senado e a relatoria, com a Câmara. Como tem a maior bancada no Senado, o MDB indicou o senador Dário Berger (SC) para presidente e o PP, após acordo com demais siglas, o deputado Cacá Leão (BA) como relator.

Em 2018, a presidência da comissão caberá a um deputado. Dono da maior bancada individual na Câmara, o MDB reivindicou o posto. O PR, porém, articulou a formação do blocão para superar o tamanho da bancada emedebista. Como reação ao blocão, MDB e PP articularam a formação de outro grupo.

Esses novos blocos só valerão para comissões do Congresso Nacional. Isso porque, para as comissões permanentes da Câmara, o entendimento vigente é de o que vale são os blocos formados no início da atual legislatura, em fevereiro de 2015.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo