Maurício assume cargo no TC reclamando da imprensa

Ao tomar posse ontem, 17, como conselheiro do Tribunal de Contas, o ex-secretário da Educação Maurício Requião criticou os órgãos de comunicação no Estado, dizendo que o processo de sua escolha para o cargo foi retratado com parcialidade por jornais e emissoras de rádio e televisão.

Para Maurício, ?a quase totalidade da mídia? paranaense deixou de lado a ética e o profissionalismo na cobertura de sua candidatura ao Tribunal de Contas, que foi contestada judicialmente por deputados de oposição.

?Não buscaram minha biografia e o contraditório. Só a sua própria conveniência. Vestiram a toga e me condenaram?, disse o novo conselheiro, que assumiu na vaga deixada por Henrique Naigeboren, aposentado compulsoriamente aos setenta anos.

No discurso, feito depois de receber as boas-vindas de conselheiros e auditores, Maurício Requião disse que a maior parte das empresas de comunicação são ?bancas de negócios? e que a imprensa não deu a ele o direito de apresentar sua posição e nem se preocupou em registrar sua história.

?Isso é ser parcial, desrespeitoso e atentar contra a liberdade de expressão?, disse o conselheiro, afirmando que as empresas fazem negócios ?por cima e por baixo dos balcões? e que é preciso romper com o que chamou de modelo de ?mídia oligopolizada?.

Para o governador Roberto Requião (PMDB), que ouviu atentamente o discurso do irmão, Maurício foi ameno nas críticas. ?Foram muito leves?, disse o governador, que defendeu a indicação de Maurício, a quem nomeou na quinta-feira passada. ?Ele é um nepote ou um intelectual que irá iluminar ou prestigiar o TC??, indagou. E respondeu: ?Ele será um grande conselheiro preocupado com o Estado e a democracia?.

O primeiro a saudar Maurício Requião foi o procurador do Ministério Público do Tribunal de Contas, Elizeu de Moraes Correa. Ele exaltou as atividades anteriores de Maurício no serviço público e disse que a ausência de conhecimentos jurídicos não atrapalhará o novo conselheiro. ?O cargo não será um desafio tanto ele está preparado para exercê-lo.?

Depois, em nome dos conselheiros, Maurício foi saudado por Artagão de Mattos Leão, o mais antigo no cargo. Ele definiu o novo conselheiro como um ?profissional qualificado, ético e responsável? e que chegou ao cargo de forma heróica.

Último a discursar, o presidente do Tribunal de Contas, Nestor Baptista, disse que o novo conselheiro tem todos os atributos para a função. E ressaltou que Maurício foi eleito com os votos de 43 dos 54 deputados. A solenidade contou com a presença de representantes de todos os Poderes.

Além de Requião, estavam presentes o presidente do Tribunal de Justiça, Antonio Vidal Coelho; o presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus; e o procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Mayor Neto.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo