Os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Marina Silva (PT-AC) pediram a Cristovam Buarque (PDT-DF) cópia da carta em que a oposição e dissidentes da base aliada pedem o afastamento do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Segundo uma fonte dos partidos de oposição, os dois manifestaram a Cristovam, pouco antes da reunião da bancada do PT, a disposição de assinar o documento, que já conta com os nomes dos senadores petistas Tião Viana (AC), Flávio Arns (PR) e Augusto Botelho (RR).
O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), tem defendido publicamente que Sarney se licencie do cargo e que o Conselho de Ética acolha pelo menos uma representação contra o peemedebista. Mercadante só não assinou a carta, que já foi lida em plenário na sexta-feira, porque fez consulta prévia ao presidente nacional do partido, deputado Ricardo Berzoini (SP), que apelou ao líder para que ele desistisse de colocar seu nome.
Na reunião de hoje, a bancada do PT no Senado, que conta com 12 senadores, vai decidir se os representantes da legenda no Conselho de Ética apoiarão ou não os recursos da oposição contra o arquivamento das ações contra Sarney, decidido pelo presidente do colegiado, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), na semana passada.