Ao comentar o resultado das últimas pesquisas de intenção de voto, a candidata do PV, Marina Silva, disse que a polarização entre José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) está quebrada, falou sobre a “pororoca” e citou o escritor e poeta francês Victor Hugo.

continua após a publicidade

“A pesquisa é um momento registrado pelos institutos, mas existe outro no mundo real, que é a mobilização feita pela sociedade”, disse. Questionada, então, sobre a polarização entre Serra e Dilma, completou: “Essa dicotomia já foi quebrada. Conseguimos reverter muitas coisas. As propostas passaram a ser debatidas, antes era apenas a disputa entre currículo e história”.

Segundo as pesquisas Vox Populi e Datafolha, divulgadas sexta e sábado, respectivamente, Marina continua no terceiro lugar na corrida, variando entre 8% e 10% das intenções de voto.

Indagada sobre o curto espaço de tempo para reverter o quadro até a eleição, Marina citou Victor Hugo: “Nada é mais potente que uma ideia cujo tempo chegou”. “Você acha que a pororoca não se forma rapidamente quando as águas se juntam? Isso é um encontro de muitas águas de muitas nascentes da boa política desse País”, declarou ao sair de um café na zona oeste paulistana.

continua após a publicidade

Marina disse já ter tido “decepção” com pesquisas no passado e afirmou acreditar que a mobilização da sociedade pode fazer uma “virada”. Criticou mais uma vez os adversários por não irem a debate da internet semana que vem. Disse que querem produzir um “anonimato eleitoral”. “Vou levar um bóton com duas cadeiras vazias”, brincou a candidata.