Manifestantes pró e contra o governo entraram em confronto na tarde desta sexta-feira, 28, antes do início do discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa de um congresso da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Belo Horizonte.
Desde às 16h30, militantes favoráveis ao governo federal e contrários se manifestavam na avenida Nossa Senhora do Carmo, na região centro-sul da capital mineira, onde ocorrerá o evento.
Havia palavras de ordem e até xingamentos de ambos os lados, mas até então sem violência física, cada grupo em um lado da avenida. Por volta de 18h10, uma mulher do movimento antigoverno se aproximou dos manifestantes do outro lado e os chamou de “vagabundos”.
Os manifestantes pró-governo, em grande parte da CUT e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), partiram então para cima dela. A Polícia Militar interveio com spray de pimenta.
Cinco minutos depois, integrantes do movimento pró-governo abriram sacos de farinha gritando “Aécio cheirador”, em referência ofensiva ao presidente do PSDB, candidato derrotado nas eleições presidenciais do ano passado, Aécio Neves.
Na sequência, duas senhoras do grupo antigoverno se aproximaram do grupo pró-governo e agrediram alguns dos manifestantes, com tapas e usando o cartaz que seguravam. Por sua vez, elas tiveram os cabelos puxados.
A polícia separou a briga e os ânimos se acalmaram, mas os grupos continuam gritando ofensas em ambos os lados da avenida.
Integrantes do grupo antigoverno falaram que vão ficar até o ex-presidente Lula chegar e a PM avalia que pode haver mais confusão.