Cerca de 50 mil manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) bloqueiam estradas em 17 Estados do País. O fechamento das rodovias federais e estaduais teve início às 8h, segundo a coordenação nacional do movimento.

continua após a publicidade

Os manifestantes protestam contra o impeachment e pedem a retomada do processo de reforma agrária. Os Estados onde ocorrem os fechamentos são Paraná, Alagoas, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Pará Sergipe, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraíba, Santa Catarina e Rio do Norte, além do Distrito Federal.

Nos bloqueios, os manifestantes queimam pneus e fecham a passagem com pedras e faixas. Em Minas Gerais, por exemplo, os bloqueios ocorrem nos municípios de Uberlândia, Uberaba, Governador Valadares, Montes Claros e Rio Doce.

No Paraná, há manifestações em Carambeí, Mauá da Serra, Nova Laranjeiras, Cascavel, Curitiba, São Miguel do Iguaçu e Jacarezinho. Em Pernambuco, na BR-232, houve conflito entre manifestantes e a Polícia Civil, que furou o bloqueio da rodovia.

continua após a publicidade

Neste sábado, 16, o MST estima que cerca de 40 mil manifestantes estarão em Brasília, em um acampamento ao lado do estádio Mané Garrincha. Está prevista uma visita da presidente Dilma Rousseff ao local, onde já há manifestantes acampados há duas semanas.