O ex-superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Paraná, Celso Lisboa de Lacerda, assumirá, nesta terça-feira a presidência do Instituto. Indicado pela bancada paranaense do PT em Brasília, Lacerda é mais um paranaense nomeado pela presidente Dilma Rousseff (PT) antes do ex-senador Osmar Dias (PDT) e do ex-governado Orlando Pessuti (PMDB), que aguardam para amanhã a confirmação de seus nomes no governo federal.
De perfil técnico, Celso Lisboa de Lacerda, 48 anos, é natural de Tupã (SP). Formou-se em Agronomia e Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), em 1987, e fez especialização em economia agroindustrial. Durante 23 anos, atuou em cooperativas e prestou assessoria técnica em assentamentos da reforma agrária no interior paranaense.
Além disso ele foi secretário municipal de Agricultura de Ponta Grossa e, em 2003, assumiu a Superintendência Regional do Incra no Paraná. Desde 2008, Celso Lacerda era diretor de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento do Incra, órgão responsável por executar o programa de reforma agrária no país.
A posse de Lacerda está marcada para às 14h de amanhã, no auditório da Sede Nacional da Autarquia. Celso será empossado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.