Mesmo fora do domicílio eleitoral, 79.452 eleitores de todo o país podem votar neste domingo (26), pois se inscreveram previamente para o voto em trânsito. É a primeira vez que outras cidades, além das 27 capitais, receberão essa modalidade.
Para votar em trânsito é preciso que o eleitor esteja com a situação regular no cadastro eleitoral e apresente um documento oficial com foto na hora da votação. Depois de inscrito nessa modalidade de voto, o eleitor fica automaticamente apto a votar na cidade onde informou que estará no dia do pleito, na seção determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral, e é desabilitado para votar na seção de origem.
Neste ano, 91 municípios estão aptos a receber o voto em trânsito. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados mais procurados pelos eleitores que vão votar fora de seu domicílio eleitoral. Em São Paulo, são 23.393 pedidos de eleitores para votar no segundo turno, enquanto no Rio são 7.117, e em Minas Gerais, 6.493.
Veja em cada estado as cidades que têm voto em trânsito:
Acre: Rio Branco
Alagoas: Maceió
Amazonas: Manaus
Amapá: Macapá
Bahia: Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista
Ceará: Fortaleza
Distrito Federal: Brasília
Espírito Santo: Vila Velha, Serra, Vitória e Cariacica
Goiás: Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis
Maranhão: São Luís
Minas Gerais: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros e Uberaba
Mato Grosso: Cuiabá
Mato Grosso do Sul: Campo Grande
Pará: Belém e Ananindeua
Paraíba: João Pessoa e Campina Grande
Pernambuco: Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda
Piauí: Teresina
Paraná: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel
Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçú, Niterói, São João de Meriti, Campo dos Goytacazes, Belford Roxo, Petrópolis e Volta Redonda
Rio Grande do Norte: Natal
Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas e Pelotas
Rondônia: Porto Velho
Roraima: Boa Vista
Santa Catarina: Joinville, Florianópolis e Blumenau
São Paulo: São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Santo André, Osasco, são José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, Diadema, São José do Rio Preto, Mauá, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Carapicuíba, Jundiaí, Bauru, São Vicente, Barueri, Franca, Guarujá, Taubaté, Itaquaquecetuba e Limeira
Sergipe: Aracaju