Estudo

Mais de 60% dos brasileiros defendem o impeachment de Dilma, aponta pesquisa

Moral baixa da presidente afastada.

A presidente afastada Dilma Rousseff (PT) deve ser condenada e, consequentemente, afastada do cargo de maneira definitiva para 64,8% dos brasileiros, indica um estudo do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira (3).

Para 31%, a petista merece ser absolvida no julgamento do Senado, previsto para o fim de agosto. Outros 4,2% não opinaram ou não souberam responder.

O governo da petista também é apontado como principal responsável pela crise econômica, com 35,4% das lembranças nesse levantamento, contra 23,9% do governo anterior, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A Operação Lava Jato é apontada como motivo por 16,8% dos entrevistados. Em menor grau, os brasileiros apontam o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) – 1995-2003 –, com 7,9%, e o cenário internacional, com 4,5%. O governo interino de Michel Temer (PMDB) é apontado por 2% dos entrevistados. Somados, esses três últimos pontos, comumente citados pelos apoiadores de Dilma, alcançam 14,4%.

Já a crise política tem suas raízes no governo Lula para a maioria do eleitorado. Cerca de 26% dos brasileiros apontam os anos do petista como responsáveis pela degradação ética da classe. A Operação Lava Jato é apontada por 23,8% como responsável pela desilusão política, e o governo de Dilma é citado por 23,4% dos entrevistados. Em quarto lugar aparece o governo FHC, com 8,9% das indicações.

No último ponto pesquisado pelo Paraná Pesquisas, em questionário espontâneo (quando não há uma lista pronta), o PT foi apontado como partido mais corrupto do país por 56,6% dos brasileiros, contra 10,6% do PMDB e 8,1% do PSDB. No entanto, o segundo lugar nesse quesito ficou com entrevistados que não souberam responder o questionamento, com 17,8%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna