O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que ocupa interinamente a Presidência da República, reuniu por volta das 12h desta terça-feira, 29, líderes partidários da base e da oposição para tentar chegar a um consenso sobre a reforma política.
O encontro, na residência oficial da presidência da Câmara, reúne também o deputado André Fufuca (PP-MA), que ficará no comando da Casa durante a viagem do presidente Michel Temer (PMDB) à China.
Os relatores das duas propostas que estão prontas para serem votadas no plenário, o deputado Vicente Cândido (PT-SP) e a deputada Shéridan (PSDB-RR) também participam do encontro.
Para Sheridan, a sua emenda à Constituição, que estabelece o fim das coligações e é uma cláusula de barreira, deve ser analisada antes da PEC do deputado petista, que institui o “distritão” e cria um fundo público para financiamento de campanha. “Consenso não há em torno de nenhuma proposta, mas esperamos construir maioria”, disse Cândido.
Líder do PMDB na Câmara, o deputado Baleia Rossi (SP), defendeu que as propostas devem ir a voto independentemente do resultado. O mais provável é que a votação aconteça na quarta-feira, 30.