Magoado, Itamar pode ficar com Alckmin

Foto: Arquivo/O Estado
Itamar é um homem "desagradado" com o presidente Lula.

O ex-presidente Itamar Franco está com um pé na escada do palanque do candidato tucano Geraldo Alckmin. A adesão de Itamar ao candidato da oposição começou a ser acertada na quarta-feira com o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP). O ex-presidente amadureceu sua escolha depois de perder a indicação para disputar a vaga de senador para o ex-governador mineiro Newton Cardoso (PMDB).

Itamar ficou muito irritado com a intervenção pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na convenção estadual do partido. O acordo com Cardoso, a quem Lula chamou de "novo companheiro" ao visitá-lo em casa, em Contagem, assegurou o apoio do PMDB mineiro a seu projeto de reeleição e ao candidato petista a governador Nilmário Miranda. Em troca, o comando do PT estadual comprometeu-se com a campanha de Newton Cardoso.

"Eu não diria que ele está irritado, mas que está desagradado com o comportamento do presidente Lula", disse Temer. Itamar prometeu a Temer que dará sua palavra final nesse assunto depois de conversar com o governador Aécio Neves (PSDB), que apoiava o seu nome para o Senado. Itamar tem dito a seus interlocutores que avalia o gesto de Lula como um ato hostil a sua pessoa, e não como um movimento circunstancial da política.

O presidente do PMDB confirmou ter tido uma longa conversa telefônica com Itamar, antes de reunir-se com o ex-governador Geraldo Alckmin, em São Paulo, a quem deu a notícia em primeira- mão. Temer falou também sobre os rumores de que Itamar deverá participar de um ato público a favor de Alckmin, que a ala oposicionista do PMDB pretende promover antes do início da propaganda eleitoral na mídia eletrônica. "É muito provável que isso aconteça", disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo