O recém-instalado Parque Tecnológico Itaipu deverá reforçar suas parcerias com a prefeitura de Foz do Iguaçu no próximo ano. Esta posição foi definida em reunião entre os coordenadores do parque e o prefeito eleito, Paulo Mac Donald Ghisi (PDT). Atualmente, apenas a intermediação de alguns estagiários e pequenas consultorias são feitas para a administração municipal. Mas o parque desenvolve cerca de 15 programas e projetos que beneficiam diretamente milhares de iguaçuenses.
O maior interesse do próximo governo é a utilização de soluções em informatização. O PTI vem desenvolvendo tecnologias que possibilitam a informatização a custos bem menores. Uma das maiores prioridades do prefeito eleito é instalar laboratórios de informática em todas as escolas municipais. Atualmente, em apenas oito das 59 escolas os alunos têm aulas de computação e acesso à internet.
Por meio do parque, a prefeitura vai poder comprar os equipamentos (um servidor e vinte terminais para cada laboratório) por cerca de R$ 30 mil cada conjunto. O baixo custo deve-se a uma novidade que está sendo operacionalizada pelo PTI: um pequeno servidor desenvolvido em Minas Gerais e que substitui com sucesso o CPU. O servidor é gerenciado por um responsável pelo conteúdo, como programas, sistemas antivírus, etc.