Lula visitará Argentina para discutir código aduaneiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará a Argentina entre os dias 3 e 4 de agosto para uma reunião com sua colega Cristina Fernández de Kirchner, informou o vice-chanceler desse país, Victorio Taccetti.

Segundo o diplomata, o encontro entre os dois mandatários será "aberto". Ambos discutirão "uma das prioridades para o Mercosul, que será aprovar o novo Código Aduaneiro durante o segundo semestre do ano".

"O objetivo do Mercosul é alcançar a livre circulação de produtos e de pessoas e, para isso, precisamos de um novo Código Aduaneiro", disse Taccetti em coletiva de imprensa.

O vice-chanceler argentino explicou que "ainda não estamos em condições de chegar a uma etapa de livre circulação de pessoas, mas podemos facilitar o trânsito entre os países".

"Em vez de demorar quatro horas para ir ao Chile, a passagem pela alfândega irá durar apenas cinco minutos. Isso é o ideal", exemplificou Taccetti.

O vice-ministro recordou que a próxima cúpula presidencial do Mercosul será realizada em dezembro, na Bahia. Antes disso, em setembro, será feita em Brasília uma reunião para avaliar o cumprimento da última agenda de 20 pontos adotada pela organização.

Taccetti anunciou que durante o segundo semestre a presidente Cristina visitará Índia e Rússia, e receberá na Argentina a visita do rei da Jordânia, presença inédita no país.

Sobre as visitas do presidente francês, Nicolas Sarkozy, e da franco-colombiana Ingrid Betancourt, recém-libertada das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o diplomata informou que "não há uma data marcada", mas espera que elas ocorram antes do fim do ano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo