O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará a Argentina entre os dias 3 e 4 de agosto para uma reunião com sua colega Cristina Fernández de Kirchner, informou o vice-chanceler desse país, Victorio Taccetti.
Segundo o diplomata, o encontro entre os dois mandatários será "aberto". Ambos discutirão "uma das prioridades para o Mercosul, que será aprovar o novo Código Aduaneiro durante o segundo semestre do ano".
"O objetivo do Mercosul é alcançar a livre circulação de produtos e de pessoas e, para isso, precisamos de um novo Código Aduaneiro", disse Taccetti em coletiva de imprensa.
O vice-chanceler argentino explicou que "ainda não estamos em condições de chegar a uma etapa de livre circulação de pessoas, mas podemos facilitar o trânsito entre os países".
"Em vez de demorar quatro horas para ir ao Chile, a passagem pela alfândega irá durar apenas cinco minutos. Isso é o ideal", exemplificou Taccetti.
O vice-ministro recordou que a próxima cúpula presidencial do Mercosul será realizada em dezembro, na Bahia. Antes disso, em setembro, será feita em Brasília uma reunião para avaliar o cumprimento da última agenda de 20 pontos adotada pela organização.
Taccetti anunciou que durante o segundo semestre a presidente Cristina visitará Índia e Rússia, e receberá na Argentina a visita do rei da Jordânia, presença inédita no país.
Sobre as visitas do presidente francês, Nicolas Sarkozy, e da franco-colombiana Ingrid Betancourt, recém-libertada das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o diplomata informou que "não há uma data marcada", mas espera que elas ocorram antes do fim do ano.