Pesquisa eleitoral

Lula tem 44% e Bolsonaro 31% no primeiro turno das eleições, diz pesquisa

Fotos: Átila Alberti / Tribuna do Paraná, e Marcelo Camargo / Agência Brasil.

Pesquisa Ipespe contratada pela XP Investimentos e divulgada nesta sexta-feira (06) aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da corrida presidencial com 44% das intenções de voto na pesquisa estimulada -quando é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo lugar, com 31%.

LEIA TAMBÉM:

>> Julgamento do vereador Renato Freitas é adiado na Câmara após pedido de vista

>> Homem que assaltou esposa de policial civil morre em confronto em avenida de Curitiba

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) vem na sequência, com 8% das intenções de voto; o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) tem 3%, e o deputado federal André Janones (Avante), 2%.

Como a margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, esses três pré-candidatos estão tecnicamente empatados.

A senadora Simone Tebet (MDB) e o cientista político Luiz Felipe d’Avila (Novo) têm 1% cada e empatam tecnicamente com Doria e Janones.

A sindicalista Vera Lucia (PSTU), o ex-deputado José Maria Eymael (DC) e o deputado Luciano Bivar (União Brasil) não pontuaram. Brancos e nulos somam 8%, e não sabem, 2%.

Não é possível fazer uma comparação do desempenho dos pré-candidatos em relação à pesquisa anterior, publicada em 22 de abril, já que há diferença na lista de nomes apresentados como opções -Luciano Bivar, cujo nome foi aprovado pela União Brasil em 14 de abril, aparece pela primeira vez na Ipespe.

No levantamento de duas semanas atrás, Lula tinha 45% das intenções de voto, e Bolsonaro, 31%.

Para a pesquisa, o instituto entrou em contato por telefone com 1.000 entrevistados, de 16 anos ou mais, entre os dias 2 e 4 de maio. O nível de confiança é de 95,5%. A sondagem foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-03473/2022.

Veja o cenário estimulado de primeiro turno

Lula (PT): 44%

Bolsonaro (PL): 31%

Ciro (PDT): 8%

Doria (PSDB): 3%

Janones (Avante): 2%

Tebet (MDB): 1%

Felipe d’Avila (Novo): 1%

Vera (PSTU): 0%

Eymael (DC): 0%

Bivar (União Brasil): 0%

Nenhum/não iria votar/branco/nulo: 8%

Não sabe/não respondeu: 2%

Cenário Espontâneo

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista prévia de nomes dos pré-candidatos, Lula também aparece na liderança, com 38% dos votos. Bolsonaro tem 29%.

Nesta modalidade da pesquisa, o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) foi citado por 1% dos entrevistados. Moro era pré-candidato à Presidência quando estava no Podemos, mas, com sua ida para a União Brasil, ainda não sabe a qual cargo irá concorrer. Oficialmente, o presidenciável do partido é Bivar.

Segundo turno Para um eventual segundo turno, Lula e Bolsonaro apresentaram os mesmos números da pesquisa anterior. O petista ganharia contra qualquer um dos adversários testados, enquanto o atual presidente perderia também para Ciro e empataria tecnicamente com Doria.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna