O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na noite de hoje que “está orgulhoso do nosso povo e do nosso País”. Em pronunciamento em cadeia de rádio e TV para falar sobre o processo eleitoral, Lula afirmou que “o povo brasileiro, mais uma vez, deu uma extraordinária demonstração do vigor da nossa democracia”, ressaltando que mais de 106 milhões de eleitores foram às urnas. “E num ambiente de tranquilidade e entendimento, mas também de paixão e entusiasmo, promoveram uma grandiosa festa democrática em todo o Brasil.” Lula disse ainda que “nas urnas, falou o povo”. “Falou com voz clara. Falou com convicção.”

continua após a publicidade

Lula também parabenizou a Justiça Eleitoral que, segundo ele, “dirigiu com equilíbrio e competência a disputa”. “Horas depois de encerrado o pleito, graças ao sistema eletrônico de votação e apuração, já conhecíamos os resultados”, disse.

Segundo o presidente, a “festa democrática de domingo foi o coroamento de um processo eleitoral que mobilizou o País durante meses, no qual foram escolhidos não só a nova presidente, como também governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais”. “Esse processo foi realizado sob o signo da liberdade. O povo pode escolher seus dirigentes e representantes livremente. Também livremente, partidos e candidatos puderam expressar suas opiniões, defender suas ideias e criticar as propostas dos seus adversários”, acrescentou.

continua após a publicidade