O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comanda na manhã de hoje a reunião do Conselho de Defesa Nacional, em Brasília. O encontro foi convocado para discussão de uma nova Política Nacional de Defesa a ser encaminhada ao Congresso, que altera a condição da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Lula já decidiu que todo o sistema de inteligência passará a responder ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI), e não mais à Abin.
Na parte da tarde, Lula deve comparecer a duas cerimônias de posse, a do ex-articulador político do governo José Múcio Monteiro ao cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e a do novo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, Samuel Pinheiro Guimarães, que substitui a Mangabeira Unger. Antes das solenidades, Lula recebe dois ministros, o da Política de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, e o dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB).
Os demais compromissos marcados na agenda oficial do presidente prevê despachos internos, encontros com o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e Marco-Enríquez Ominami, candidato independente à Presidência do Chile.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)