O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ao senador Osmar Dias (PDT) que o programa eleitoral nas emissoras de rádio e televisão, o horário da propaganda gratuita, é decisivo para derrotar o ex-prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB) na disputa ao governo do Estado.

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Osmar e o presidente da República conversaram a sós por várias vezes durante a visita de Lula a Foz do Iguaçu, que foi encerrada com comício anteontem à noite. Lula afirmou ao candidato ao governo que gostaria de voltar ao Paraná, nesta campanha eleitoral. E que a intenção é fazer um comício em Londrina, cidade dos três ministros paranaenses: Márcia Lopes, do Desenvolvimento Social, Gilberto Carvalho, ministro chefe de Gabinete, e Paulo Bernardo, do Planejamento.

Mas o presidente alertou o senador que não sabe se haverá espaço na agenda para este roteiro de campanha. Na conversa, o presidente lembrou ao senador, que desde sua primeira campanha em 1982, quando foi candidato ao governo de São Paulo, a forma de contato com o eleitor mudou.

Antes, os comícios eram o auge da campanha. Agora, é a televisão, comparou. O presidente disse a Osmar que continua preferindo os comícios, onde chega mais perto da população, mas que o alcance da campanha eletrônica é muito maior.

Afinidades

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Osmar Dias tem quinze segundos a menos que o adversário tucano na televisão e seu programa vem registrando mudança de linha desde o anúncio do resultado da mais recente pesquisa eleitoral, no dia 26 de agosto.

Feita pelo Instituto Datafolha, a pesquisa mostrou vantagem de dezesseis pontos de Beto sobre Osmar. No alto comando da campanha, o programa de televisão foi apontado como um dos principais culpados.

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Desde a postura de Osmar, que aparecia distante e sisudo, até a parcimônia no uso dos depoimentos do presidente da República geraram uma discussão interna, que ainda não foi encerrada no alto comando da campanha.

“Soltem o Osmar. Deixem ele ser o que ele é”, aconselhou um aliado antigo do senador, o deputado estadual Luiz Carlos Martins (PDT), que tem um dos programas de rádio, no estilo popular, mais ouvidos em Curitiba e região Metropolitana.

Até o presidente Lula deu dicas para o senador, durante o discurso que fez no comício, em Foz. “Osmar estava reclamando que tinha menos votos entre as mulheres. Então eu disse a ele: você precisa sorrir mais, ser menos inibido. As mulheres estão votando em você pela alma, pelo caráter, pela consciência e pelo que pode fazer no governo”, ensinou o presidente, que bate recordes de popularidade.

O responsável pela campanha de vídeo de Osmar é o jornalista Wianey Pinheiro, sócio da GW Comunicação. Alguns colaboradores próximos a Osmar dizem que o jornalista ainda não havia captado a essência do senador, nos primeiros programas.

Embora Pinheiro já fosse o responsável pelos comerciais do PDT antes da campanha de 2006, alguns integrantes do comando da campanha de Osmar acham que candidato e marquetólogo deveriam ser mais próximos para o programa funcionar.