O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), afirmou nesta sexta-feira (21) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisa respeitar a soberania do Congresso Nacional, numa resposta às afirmações feitas ontem pelo presidente de que os oposicionistas derrubaram a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) com medo de que o tributo o ajudasse nas eleições de 2010. Lula chegou a classificar este comportamento de "uma pobreza de espírito".

continua após a publicidade

"O presidente acha que é pobreza de espírito batermos para reduzir a carga tributária? É pobreza de espírito lutarmos contra a gastança com dinheiro público? É pobreza de espírito insistirmos na sempre adiada reforma tributária? É pobreza de espírito o Senado recusar-se a se submeter aos ditames de outro poder? É pobreza de espírito negociar e aceitar compromissos do governo para aprovar a DRU (Desvinculação de Recursos da União)?", afirmou o líder em resposta publicadas no site do partido.

Para Virgílio, Lula deveria conter a sua "verborragia" para não tumultuar os debates que ocorrerão no Congresso no ano legislativo de 2008. "Lula não pode imaginar que possui todos os poderes", afirmou o senador.

continua após a publicidade