O presidente Lula (PT) volta ao Paraná mais uma vez nesta campanhal para comício em favor do candidato ao governo, Osmar Dias (PDT). O secretário nacional de Comunicação do PT, deputado federal André Vargas, afirmou que as sondagens internas dos partidos que integram a aliança de apoio a Osmar indicaram que a participação de Lula na campanha introduziu um elemento novo no processo eleitoral: a emoção.
“O Lula gera paixão e isso é bom para a campanha do Osmar, porque mobiliza a população. O Lula está estimulando a participação do eleitor do PT na campanha do Osmar”, avaliou Vargas.
Ele informou que Lula deve vir ao Estado para cumprir, de uma única vez, duas agendas com Osmar: uma no interior e outra em Curitiba. A data ainda não está definida.
De acordo com Vargas, o chamado “efeito Lula” deve gerar movimento nos números de intenção de votos do candidato pedetista. “Era uma campanha que não se movia. Achamos que isso vai mudar. A entrada do Lula desperta o sentimento da disputa na parcela do eleitorado que gosta do Lula”, avaliou o deputado.
No programa eleitoral de anteontem, na televisão, a campanha de Osmar exibiu uma conversa de quase sete minutos entre ele e o presidente Lula. O diálogo, gravado em Brasília na segunda-feira e que ocupou todo o horário destinado ao candidato, mostrou Osmar e Lula falando em parcerias e em projetos para o Estado.
O presidente da República tem sido a estrela do programa de Osmar, desde que esteve em Foz do Iguaçu, na semana passada, onde fez comício junto com o pedetista e a candidata a presidente da República pelo PT, Dilma Rousseff.
Para os aliados do candidato adversário, Beto Richa, o efeito Lula não existe no Paraná. “Esse negócio só funciona no plano nacional. Aqui, até agora, não sentimos”, disse o presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni.
Para o dirigente tucano, a disputa ao governo está descolada da eleição presidencial. Para o secretário geral do DEM, deputado Elio Rush, o apoio do presidente Lula a Osmar não interfere na opção do eleitor paranaense.
“Eu não tenho visto os programas eleitorais. Mas sei que o Osmar está usando direto o Lula. O que acontece é que a candidatura do Beto está em ascensão, apesar disso. Na nossa região, o Oeste, muitas lideranças aderiram nesses últimos dias e isso sim, tem efeito positivo. Isto funciona mais que uma fala do presidente”, afirmou.