O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não veio ao Paraná, mas mandou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, conversar com o governador Roberto Requião (PMDB) sobre o problema da seca que atinge sobretudo as regiões Oeste e Sudoeste do Estado. Rosseto iria se reunir ontem à noite com Requião na Granja do Cangüiri. Requião embarca hoje para uma viagem de dez dias à China e o governo federal quis liquidar o assunto antes de o governador deixar oPaís.

continua após a publicidade

Conforme apurou O Estado, Rosseto irá consultar o governador sobre a criação do Fundo de Auxílio aos Agricultores que estão sofrendo com a estiagem no Sul do País. Rosseto tinha apenas o encontro com o governador em sua agenda. Deputados do PT disseram que o presidente não veio ao Paraná porque o governo do Estado não repassou à Defesa Civil da União os dados necessários sobre o problema no Paraná. Sem conhecer a fundo a extensão do problema, o presidente achou melhor não vir ao Estado, afirmaram os petistas. Outra versão é de que Lula tirou o Paraná da rota devido as críticas feitas pelo governador paranaense à política econômica do governo federal.

De acordo com o que foi divulgado no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o governo federal está disposto a liberar recursos para compor o fundo, desde que os governadores dos estados atingidos entrem com uma parte dos recursos. O fundo seria destinado aos agricultores familiares que não tiveram acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e não estão cobertos pelo Seguro da Agricultura Familiar. Por enquanto, as ações emergenciais do governo federal envolvem aproximadamente R$ 1,2 bilhão, entre recursos destinados ao seguro agrícola e antecipação de créditos do Pronaf para a safra de inverno.

Anteontem, Lula esteve nos municípios de Coronel Freitas (oeste catarinense) e Erechim (norte gaúcho). O presidente conversou com os governadores de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, sobre o fundo. Faltava apenas a opinião de Requião.

Caravana

continua após a publicidade

Lula não veio ao Paraná, mas nesta semana três dos seus ministros estiveram conversando com Requião. Rosseto foi o terceiro. Antes dele vieram o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, na quarta-feira, e ontem, esteve almoçando com o governador a secretária especial dos Direitos da Mulher, Nilcéia Freire.