Lula em Foz para o encontro do Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Paraná, amanhã para participar, em Foz do Iguaçu nesta “Rodada de Integração Produtiva de Governadores e Prefeitos do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCRR): Eixo, Sul”.

A reunião, promovida pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com apoio da Itaipu Binacional e do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), será no Parque Tecnológico Itaipu.

Além de Lula, participam do encontro os ministros José Múcio Monteiro, da Secretaria de Relações Institucionais, Reinhold Stephanes, da Agricultura, e Luiz Barreto, do Turismo, além de quatro governadores: Roberto Requião (PMDB), do Paraná; Luiz Henrique da Silveira (PMDB), de Santa Catarina; Yeda Crusius (PSDB), do Rio Grande do Sul; e André Puccinelli (PMDB), do Mato Grosso do Sul. Estão inscritos para o evento, ainda, 40 prefeitos do Sul do Brasil, da Argentina e do Paraguai e representantes das províncias e departamentos desses dois países.

A rodada já começa hoje, quando governadores, prefeitos e outras autoridades (num total de 300 pessoas) vão assinar acordos de cooperação e discutir propostas para o Mercosul.

Entre elas, estão sugestões para o turismo, como a integração das principais rotas turísticas e a criação do Selo Mercosul de Turismo, para regular e controlar a qualidade dos estabelecimentos turísticos.

Os participantes do encontro deverão definir, também, o calendário de Encontros de Comércio Exterior (Encomex) no âmbito do Mercosul e discutir a criação de uma rede de pesquisa e tecnologia agropecuária entre institutos nacionais e regionais, entre eles a Embrapa. A iniciativa é uma parceria com o Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul (Procisur).

Já na sexta-feira, com a participação do presidente da República, de ministros e dos governadores dos estados do Sul e do Mato Grosso do Sul (que faz parte do Codesul), serão assinados os Acordos de Cooperação e Recomendações ao Mercosul.

Também serão apresentadas as iniciativas de apoio aos governos locais e regionais para o comércio exterior no Mercosul e o relatório sobre integração produtiva agrícola e de turismo. Os resultados do encontro serão levados à Cúpula de Chefes de Estados do Mercosul, em dezembro, em Salvador (BA).

Além do governador Roberto Requião, o Paraná será representado no encontro pelos secretários de Agricultura, Valter Bianchini, de Ciência e Tecnologia, Lygia Pupatto e do Codesul, Santiago Martin Galo.

“Esse será o maior encontro do Mercosul já feito no Sul do País. Politicamente, teremos grande número de dirigentes com efetivo poder de decisão, o que é fundamental para conseguir resultados”, disse Santiago.

“É o espaço adequado para que Estados e municípios manifestem seus interesses. Ao final do encontro, os governadores e prefeitos assinam um acordo de cooperação e recomendações ao Mercosul, que será usado na cúpula de 17 de dezembro, em Salvador”, completou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna