Há pouco menos de um mês do início da campanha eleitoral, apenas 16% dos eleitores do Paraná sabem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está apoiando a candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo do Paraná.

continua após a publicidade

Neste dado, revelado pela pesquisa feita pelo Instituto DataFolha, divulgada na semana passada pela RPC-TV, está apoiada a expectativa da coordenação da campanha do pedetista para alavancar seus índices de intenção de votos no estado.

Hoje, Lula faz o primeiro comício eleitoral desta campanha em Curitiba, dividindo o palanque com Osmar e a candidata a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), os candidatos ao Senado, Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB). Ontem à noite, Lula e Dilma participaram de um encontro com empresários promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

Osmar acha que o efeito Lula na sua campanha vai ocorrer no momento em que o eleitor fizer a vinculação entre a sua candidatura e o apoio do presidente da República.

continua após a publicidade

“Até agora, as pessoas estavam interessadas na Copa do Mundo. Eu sempre disse a vocês que não existe esta história de tarde ou cedo para começar a campanha. Existe o tempo em que a campanha começa. E a partir de agora, com a vinda do presidente, e com o início do horário da propaganda na televisão, as pessoas vão querer saber quem apoia quem, quem são os candidatos. Agora, o jogo começa para valer”, afirmou o candidato.

A vinda do presidente Lula vai aquecer o clima da campanha, acredita Osmar, que relembrou seu trato com o presidente da República. Desde que começaram as negociações para o fechamento da aliança, o pedetista deixou claro que considerava a participação de Lula imprescindível para o projeto de candidatura ao governo. “O presidente Lula está indo a poucos estados participar da campanha. Mas nós já havíamos combinado que ele viria aqui”, disse.

continua após a publicidade

Mobilização

Este é o quarto evento da campanha petista com a participação do presidente Lula, informou o secretário de Comunicação do Diretório Nacional do PT, deputado federal André Vargas.

“A Boca Maldita foi o primeiro local a ter um comício das Diretas, é um local de grande concentração da região metropolitana, que tem um terço do eleitorado, por isso a mobilização ali, onde o presidente Lula tem muita força. Imaginamos que podem se concentrar até 20 mil pessoas no local”, observou.

Vargas esclareceu que todas as despesas do presidente Lula nos eventos de campanha são pagos pela campanha petista. “Confiamos na liderança do nosso presidente que está fazendo um trabalho conjunto com a Dilma, que será a futura presidente, em nossa opinião. Será uma disputa difícil. Nosso concorrente já foi ministro, tem um amplo conhecimento e também está apostando suas fichas no Paraná”, declarou.

Vargas disse que outros comícios e caminhadas serão realizados até o final da campanha em outros estados e capitais, como em Recife, São Paulo e Minas Gerais. “E com o início do tempo de TV, vamos avaliar onde serão os novos comícios”, informou.