BOLETIM MÉDICO

Lula é diagnosticado com câncer na laringe

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com tumor localizado na laringe após realizar exames neste sábado (29), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. Segundo boletim médico divulgado pelo hospital, Lula está bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.

O oncologista Paulo Hoff, da equipe do Hospital Sírio-Libanês, que examinou e fez o diagnóstico do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o prognóstico para o tipo de câncer apresentado por Lula é “muito bom”.

“Estamos sendo supertransparentes, a pedido do próprio ex-presidente Lula. O diagnóstico foi feito hoje e o tratamento começa na segunda-feira. O prognóstico para este tipo de câncer é muito bom. O estado geral de saúde do ex-presidente é bom”, afirmou o médico. Lula tem um tumor na laringe e fará quimioterapia a partir de segunda-feira. Ele permanece no hospital Sírio Libanês.

Rouquidão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma rouquidão repentina ontem e telefonou para o médico Roberto Kalil Filho, que o aconselhou a ir ao hospital Sírio Libanês para exames, informou o assessor de Lula, José Chrispiniano. Lula fez alguns exames ontem mesmo e voltou para o seu apartamento em São Bernardo do Campo. Hoje cedo, o ex-presidente voltou ao hospital para dar continuidade aos exames.

O hospital emitiu boletim médico informando que o ex-presidente teve diagnosticado um tumor na laringe e que começará a fazer quimioterapia na segunda-feira. Lula permanece no Sírio Libanês e está acompanhado por sua esposa, dona Marisa Letícia, mas deve voltar a São Bernardo ainda hoje. Segundo o assessor, Lula sente-se bem, e apenas apresenta rouquidão.

Lula vinha reclamando, há algum tempo, de um incômodo na garganta, mas até quinta-feira, quando comemorou seus 66 anos, ele ainda não sabia que estava com um tumor na laringe. O cardiologista Roberto Kalil, que participou da celebração, chegou a brincar com o ex-presidente. “De amanhã você não me escapa”. Kalil é um dos coordenadores da equipe médica que atendeu Lula na manhã deste sábado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou que a notícia sobre a doença do ex-presidente deixou todos do governo Dilma Rousseff “abatidos e preocupados”. “Mas Lula tem uma energia e uma força muito grandes e estamos confiantes que ele conseguirá superar essa fase e tocar a vida”, disse Carvalho, que foi chefe de gabinete do ex-presidente e é amigo de Lula há mais de 30 anos.

Dilma

A presidente Dilma Rousseff afirmou, em nota à imprensa, que a descoberta do tumor na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi feita em um estágio que permite “seu tratamento e cura”. “Como todos sabem, passei pelo mesmo tipo de tratamento, com a competente equipe médica do hospital Sírio Libanês, que me levou à recuperação total”, disse. “Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula.”

Na avaliação de Dilma, o ex-presidente Lula é “um líder, um símbolo e um exemplo para todos” e ela acredita que a força e a determinação do ex-presidente, aliadas à capacidade de superação de “adversidades de todo o tipo”, serão determinantes para que ele vença “mais este desafio”.

Dilma afirmou ainda, na nota, que o ex-presidente contará com o apoio e força de sua esposa, dona Marisa Letícia.

“Como presidente da República e ex-ministra do presidente Lula, mas, sobretudo, como sua amiga, companheira, irmã e admiradora, estarei ao seu lado com meu apoio e amizade para acompanhar a superação de mais este obstáculo”, disse a presidente. (Renato Andrade)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna