Lula e Cabral vão a velório de corpo de Abdias no RJ

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Sérgio Cabral estiveram entre as centenas de pessoas que foram à Câmara Municipal do Rio de Janeiro acompanhar o velório do corpo do ator, diretor e político Abdias do Nascimento, que morreu nesta terça-feira, 24, na capital fluminense.

Lula e Sérgio Cabral não fizeram discurso. Ficaram ao lado da viúva, Elisa Larkin, que pediu apoio para a criação de um museu dedicado ao legado de Abdias do Nascimento, um dos pioneiros no movimento de luta contra a discriminação racial no País.

“Abdias foi uma pessoa extraordinária na luta contra a desigualdade racial. Ele morreu, mas suas ideias vão permanecer. Acho que os negros conquistaram muito espaço desde a Constituição de 1988, mas ainda falta muito. O preconceito existente é uma doença que não tem cura fácil”, afirmou Lula, ao deixar a Câmara.

Lula e Sérgio Cabral ficaram no local por cerca de 10 minutos. Também estiveram presentes artistas, ativistas do movimento negro, e políticos, como os ex-governadores Nilo Batista (PDT) e Benedita da Silva (PT). “Ele foi uma grande liderança, que deu ao Brasil o debate equilibrado, profundo a respeito da questão social. Abdias mostrou que este País é de maioria negra, mas os negros não ocupavam todos os espaços”, afirmou Benedita. O corpo de Abdias Nascimento será cremado na tarde de amanhã, no Memorial do Carmo, no Caju.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna