Lula cogita candidatura ao Senado por Pernambuco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixará a Presidência da República em abril de 2010. Esta é a hipótese levantada pela revista IstoÉ desta semana, que traz matéria revelando que o presidente já teria comentado a amigos, assessores próximos e consultores políticos a possibilidade de concorrer a uma cadeira no Senado por seu estado natal, Pernambuco.

A idéia do presidente seria afastar-se do cargo em abril de 2010, por obrigação da legislação eleitoral, para dedicar-se à sua campanha para senador e à da ministra Dilma Rousseff para a Presidência. Assim, Lula deixaria aberta a porta do Palácio do Planalto para as eleições de 2014. A idéia ganhou força com o descarte da proposta de um plebiscito propondo uma nova reeleição do presidente, que daria a Lula a chance de um terceiro mandato consecutivo.

Segundo a IstoÉ, Lula confidenciou o plano a pelo menos três pessoas, entre elas o chefe de gabinete Gilberto Carvalho, que teria difundido a idéia aos principais aliados do presidente.

Domicílio eleitoral

O primeiro passo para colocar em prática o novo plano político seria alterar o domicílio eleitoral de São Paulo para Pernambuco, o que pode ser feito até um ano antes do pleito. A escolha de Pernambuco seria pelo alto índice de popularidade alcançado no estado, onde, nas eleições de 2006, conseguiu 70,9% dos votos válidos, contra 36,7% obtidos em São Paulo. Hoje, a aceitação beira os 80%, graças ao grande alcance dos programas sociais entre a população pernambucana, além de construção de refinaria de petróleo e implantação de empresas.

A revista revela que em recente jantar com aliados em Brasília, o presidente novamente deixou transparecer seu novo projeto. ?Se o governo estiver bem e a base se unir em torno de um único nome, admito me licenciar?, avisou. Na disputa ao Senado, Lula poderá derrotar os senadores da oposição Sérgio Guerra (PSDB-PE) e Marco Maciel (DEM-PE), além de ajudar seu aliado, o governador Eduardo Campos (PSB), provável candidato à reeleição. A matéria da IstoÉ traz, inclusive, declarações do governador apoiando a candidatura de Lula. ?Seria ótimo se Lula fosse candidato a senador por Pernambuco. Ele seria imbatível.? O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, foi outro que declarou à revista apoio à candidatura de Lula. ?Lula no Senado é uma alternativa e seria muito bom para o Congresso e para o Nordeste.?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo