Agência Câmara – A inauguração da primeira sessão legislativa ordinária da 52.ª Legislatura do Congresso Nacional será especial porque, contrariando a praxe, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não só vai comparecer à Casa como vai ele mesmo ler a mensagem presidencial. Por conta da presença de Lula, diferente do que acontecia nas solenidades anteriores, estão sendo esperados no Congresso quase todos os ministros de Estado, governadores, embaixadores e chefes de organismos internacionais.

A cerimônia, marcada para as 16h, na realidade começará por volta das 15h15, com a chegada do presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, ao Congresso, escoltado pelo Batalhão de Polícia do Exército. É ele quem preside os trabalhos do dia. Assim que chegar, fará a revista às tropas e receberá o presidente do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Melo, e os líderes dos partidos no Senado e na Câmara, na rampa do Congresso.

Trabalhos

Para comemorar o início dos trabalhos da Casa, a Banda do Primeiro Regimento de Cavalaria de Guardas executará o hino nacional e, ao mesmo tempo em que serão hasteadas as bandeiras das duas Casas Legislativas, haverá a Salva de Gala, de 21 tiros de canhão.

Alguns minutos antes da chegada do presidente da República, Sarney encontra-se com o presidente João Paulo Cunha, para juntos receberem Lula e o vice-presidente, José Alencar, que chegarão acompanhados do ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu. A cerimônia, que costuma ser muito rápida, neste ano deverá ser um pouco mais demorada, já que Lula lerá a mensagem presidencial.

continua após a publicidade

continua após a publicidade