O ex-prefeito de Londrina Wilson Moreira, um dos fundadores do PSDB no Paraná, morreu ontem aos 84 anos. Ele estava internado desde a semana passada em decorrência de uma pneumonia. Sua saúde vinha debilitada desde o ano passado, quando sofreu três Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC). Moreira foi velado na Câmara de Vereadores de Londrina e será enterrado hoje, 17. Até ontem à tarde, o horário e o local do sepultamento ainda não estavam definidos.
O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti (PT), declarou luto oficial por três dias. Moreira foi prefeito do município entre os anos de 1983 e 1988. O prefeito Nedson Micheleti disse que o mandato do ex-prefeito marcou a história da cidade pela seriedade e responsabilidade com que tratou a administração pública. Para Nedson, Wilson Moreira será sempre lembrado pela população de Londrina como um grande prefeito.
Várias lideranças políticas foram ontem a Londrina para o velório do ex-prefeito. O senador Alvaro Dias (PSDB) esteve na cidade pela manhã. ?A morte é inevitável, mas o lamento é necessário. O Wilson foi o último grande prefeito de Londrina. Ele cultivava os paradigmas essenciais da boa gestão pública, que são a austeridade e a competência?, disse o senador tucano. Alvaro lembrou que Moreira tinha fama de ?pão duro? na administração de Londrina por resistir a obras urbanas caras. ?Ele cuidava bem do dinheiro público. Espero que o exemplo dele inspire novas gestões na cidade?, afirmou o senador.
Moreira era natural de Uberaba, em Minas Gerais. Ele formou-se em Engenharia pela Escola Federal de Engenharia em Itajuba (MG). Algumas das marcas de sua administração em Londrina são a Via Leste, a avenida Leste-Oeste e a rodoviária, construída em sistema de condomínio, considerado inédito no país. Na administração de Moreira, também foram construídos o Terminal Urbano de Transporte Coletivo e o Anfiteatro do Zerão.