Londrina e Ponta Grossa com 2.º turno no Estado

Dos quatro municípios paranaenses onde havia possibilidade de segundo turno (Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa), em dois o eleitor terá de voltar às urnas no próximo dia 26 para escolher seu prefeito. Em Londrina e Ponta Grossa, os vencedores do primeiro turno não somaram mais de 50% dos votos válidos e terão de disputar com o segundo colocado.

No município dos Campos Gerais, o candidato à reeleição Pedro Wosgrau Filho (PSDB), 39,44% dos votos, vai enfrentar Sandro Alex (PPS), 28,50%. O adversário do prefeito de Ponta Grossa foi definido por 500 votos, com Sandro Alex superando o deputado estadual Jocelito Canto (PTB), 28,15%, que chegou a liderar as pesquisas.

Em Londrina, o segundo colocado também foi diferente do que apontavam as pesquisas. O deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB), com 23,61% dos votos, superou o também deputado Barbosa Neto (PDT), 22,92%, por 1.800 votos e vai disputar o segundo turno com o ex-prefeito Antonio Belinati (PP), primeiro colocado com 36,38% dos votos.

Belinati já foi vereador, deputado estadual, deputado federal e prefeito de Londrina por três vezes. Hauly também já foi prefeito da cidade na década de 80 e agora está em seu quinto mandato como deputado federal.

Já em Maringá, a exemplo de Curitiba, o prefeito Sílvio Barros foi reeleito com 57,04% dos votos válidos. O segundo colocado foi Enio Verri (PT), com 57,06%. Outro município que reelegeu seu prefeito ontem foi Foz do Iguaçu.

Com 48,01% dos votos válidos, Paulo Mac Donald (PDT) venceu Samis da Silva (PMDB), com 30,06%. No litoral, o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho (PDT), também conseguiu a reeleição.

Com 39,17% dos votos válidos, ele venceu o peemedebista Mário Roque (aquele que gravou vídeos atacando o governador Roberto Requião), que ficou com 29,56%.

Em Cascavel, no entanto, o prefeito Lisias Tomé foi apenas o quarto colocado, com 10,98% dos votos. A cidade será administrada, a partir do ano que vem, pelo deputado Edgar Bueno (PPS), que obteve 34,78% dos votos válidos.

Em Guarapuava, Fernando Ribas Carli (PP) foi eleito com 40,51% (36.556 dos votos). Cesar Silvestri Filho (PPS) ficou em segundo lugar, com 37,96% (34.250 votos).